• INÍCIO
    Abril 2018
  • Duração
    18 Meses (Seg/Sex)
    21 Meses (Sábado)
  • Certificado
    MEC
  • VALOR MENSAL:
    R$ Consulte

Horários disponíveis

Segunda a Sexta: 19:00 as 21:30h

Segunda a Sexta: 07:30 as 11:30h

Sábado: 07:30 as 13:00h

Localidade

Rua Álvares Cabral, nº 12 – Comércio | Salvador- Bahia

71. 3254-0300

Descrição

O técnico de eletromecânica normalmente é um profissional da área da manutenção dentro da indústria, ele é responsável por integrar as áreas de instrumentação e controle de processos industriais junto com a eletrônica e mecânica industrial, manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança.
Este profissional tem a capacidade de projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos, como eletropneumática e eletrohidráulica, programar e executar atividades que envolvem controle de processos, projetos elétricos, eletrônica industrial, controles lógicos programáveis e operações de máquinas elétricas.

Área de atuação e Mercado

O técnico em eletromecânica possui uma área de atuação muito ampla, podendo atuar em concessionárias de energia elétrica, empresas de manutenção e automação industrial, empresas de refrigeração, de informática, de equipamentos e instalações eletromecânicas, indústria petroquímica, automobilística, ferroviária, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa.

Geralmente os técnicos em eletromecânica são voltados para a manutenção dentro das indústrias, onde geralmente gera uma grande demanda de mão de obra profissionais, devido a grande quantidade de equipamentos eletromecânicos contidos dentro das indústrias.

Algumas empresas por não possuírem equipes de profissionais dedicados a cada uma das áreas, elétrica e mecânica, acabam optando pelos profissionais eletromecânicos, que integram essas duas áreas em apenas um único profissional, além de poderem atuar dentro da indústria, como técnicos de manutenção, atuar no setor público, por meio de concursos, autônomo, auxiliando no desenvolvimento e na execução de projetos, usinagem mecânica, petrolíferas e na geração e transmissão de energia elétrica.

Perfil desejado

O profissional está habilitado em lidar com coleta de dados técnicos, elaboração de orçamento para compra de equipamentos e materiais, regulagem de máquinas e outros equipamentos, projeção e execução de pequenas máquinas, além de outras habilidades relacionadas com o curso. Além disso, pode lecionar temas referentes à sua experiência profissional e atuação.

Principais atividades

Dentre as principais atividades deste profissional podemos destacar:

– Planejar e implementar serviços de manutenção industrial.
– Gerenciar equipes de manutenção.
– Realizar a conservação de ferramentas, componentes e peças mecânicas.
– Cuidar das instalações elétricas das linhas de produção.
– Desenvolver manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
– Além das indústrias, este tecnólogo encontra oportunidades de trabalho em institutos de pesquisa (atuando como pesquisador na área de sistemas eletromecânicos) e em escritórios de consultoria.