• 24 novembro, 2017
  • caic

Ao contrário da Universidade, que dá uma visão ampla de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas, o objetivo de um curso técnico é outro: formar pessoas para o Mercado de Trabalho.

Por esse motivo os cursos técnicos são muito mais focados em prática que as faculdades (muitos inclusive são 100% práticos). Seu objetivo é formar trabalhadores.

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

Em tempos de crise econômica, estudar se tornou um recurso que exige planejamento financeiro, foco no mercado de trabalho e conhecimento técnico. O tempo se transforma em parceiro e a formação específica em grande arma para um bom emprego. Todas essas características estão reunidas nos cursos técnicos, modalidade acadêmica que valoriza o expertise do estudante e deixa-o pronto para ocupar cargos de relevância, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

Você deve estar se perguntando: e o curso de graduação? É claro que um diploma universitário conta pontos, mas não é o ideal para quem está em dúvida sobre qual carreira seguir ou naqueles casos em que a situação financeira não está equilibrada.

Sendo assim, por que você deve fazer um curso técnico?

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens:

Maior custo-benefício

Por que devo fazer um curso técnico? Entenda! maior custo beneficio
Há variações de preço na maioria dos cursos técnicos, mas o investimento total é bem menor se comparado aos cursos de graduação, tanto no que se refere ao valor das parcelas mensais como à duração total do curso. Um curso de logística ou de edificações, por exemplo, é mais barato que uma graduação em engenharia.

Foco no mercado de trabalho

O nome já diz: curso técnico. E um profissional formado em um curso técnico é, sem dúvida, um cidadão mais capacitado. No caso de Minas Gerais, um técnico formado em Mecânica terá maiores chances de atuar na indústria automotiva, como na Fiat. Uma técnica em Enfermagem terá muitas oportunidades em postos e unidades de saúde da Grande BH ou em hospitais públicos e particulares de Belo Horizonte.

Curta duração

curta duração Por que devo fazer um curso técnico? Entenda!
Se um curso de graduação dura de quatro a 12 anos (no caso de Medicina), o técnico dura, em média, dois anos e o profissional formado tem habilidades suficientes para exercer uma atividade específica. Além disso, ele pode trabalhar e pensar, posteriormente, em ingressar no ensino superior com as economias decorrentes do emprego.

Oportunidades locais e globais

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos técnicos não são excessivamente específicos a ponto de restringir vagas. Em muitos casos, os técnicos são os únicos profissionais capazes de ocupar cargos de alto nível, tamanha a relevância da função, a exemplo das áreas tecnológicas.

Bons salários

bons salários Por que devo fazer um curso técnico? Entenda!
Em meio às altas taxas de desemprego apontadas pelo IBGE em abril de 2016, que chegaram a atingir um crescimento de 11,2% no primeiro trimestre, ainda é possível encontrar ocupações técnicas que pagam melhor que cargos generalistas, talvez pela exigência de habilitadas solicitadas aos profissionais. Muitas dessas vagas sequer chegam a ser totalmente ocupadas.

Maior possibilidade de acesso à universidade

Com o emprego garantido na área técnica, é possível fazer um planejamento para seguir como universitário. Se a pessoa que estiver interessada em um curso técnico já for formada em um curso de graduação, nada impede que ela se inscreva em uma especialização. Além de melhorar o currículo, o acesso a uma vaga como especialista será facilitado.

Ao escolher um curso técnico, tenha em mente algumas dicas, como verificar a idoneidade da instituição em que pretende se inscrever, visitar o estabelecimento e ter uma boa conversa com o diretor ou com alguém que possa caminhar pelo local com você. E sempre observe com olhos bem atentos propostas de pagamento mirabolantes ou bem abaixo do mercado para não cair em nenhum golpe.

Então, você já se decidiu? Quer conhecer os cursos técnicos da Escola técnica CAIC. Ligue agora: 71. 3254-0300

1 thought on “Por que fazer um curso técnico e os benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *